fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O programa da Copel que está modernizando a operação do sistema de distribuição de energia elétrica no Paraná já chegou a 500 mil medidores digitais inteligentes instalados em casas, comércios, indústrias e propriedades rurais. A primeira fase do programa, na região sudoeste do Estado, está na reta final de implantação e já tem 462 mil medidores em contato com a central de operações da companhia.
Já a segunda fase do rede elétrica inteligente foi iniciada recentemente em municípios da Região Metropolitana de Curitiba e já conta com 38 mil medidores instalados. A cidade de Contenda já tem 84% das ligações de energia atendidas com medidores digitais inteligentes; e em Araucária, o equipamento chegou a 44% dos domicílios. Os trabalhos estão tendo início também em Fazenda Rio Grande, e será estendido a outros 25 municípios e a Ilha do Mel.
O orçamento previsto para o programa em suas três primeiras fases, que cobrem toda a faixa ao Sul do Estado, é da ordem de R$820 milhões. De acordo com o presidente da companhia, Daniel Pimentel Slaviero, o objetivo é aplicar tecnologia para aumentar a eficiência no atendimento ao cliente.
Diante deste cenário, em casos de falta de luz, a empresa começa e identificar automaticamente a abrangência do desligamento e consegue estimar o local de origem da interrupção, religando mais rapidamente os domicílios afetados. Os consumidores dos municípios atendidos também já contam com a funcionalidade de controle do consumo em tempo real através do aplicativo da Copel.